Maria Costa
Exercicios em Casa

Elástico de treino: Melhores exercícios para cada músculo? Guia Completo

Maria Costa 1 mês, 2 semanas atras 2 views
Oi, pessoal! Tudo bem? Comecei a usar elásticos para treinar em casa, mas tô meio perdida. Tenho 35 anos, trabalho o dia todo sentada e quero fortalecer o corpo todo, sabe? Não tenho tempo pra academia, então o elástico pareceu uma ótima opção. Quais os melhores exercícios com elástico pra cada grupo muscular? Tipo, um pra peito, um pra costas, um pra perna... Queria montar um treino completo e eficiente, sem precisar de muito equipamento. Alguma dica de série pra iniciante também seria ótimo! Agradeço a ajuda de vocês!

3 respostas

Melhor resposta
Gustavo Pereira
Gustavo Pereira 1 dia, 9 horas atras
Maria, excelente escolha os elásticos! Eles são muito versáteis. Complementando a resposta da Isabela, vou dar um treino um pouco mais completo e estruturado. Para iniciantes, o ideal é focar na execução correta e progressão de carga (elásticos mais fortes). **Treino Completo com Elástico (Iniciantes):** * **Aquecimento (5 minutos):** Polichinelos, rotação de braços e pernas. * **Treino:** * **Peito:** Supino com Elástico (3 séries de 12-15 repetições) * **Costas:** Remada Curvada com Elástico (3 séries de 12-15 repetições) * **Pernas:** Agachamento com Elástico (3 séries de 15-20 repetições) * **Ombros:** Elevação Lateral com Elástico (3 séries de 15-20 repetições) * **Bíceps:** Rosca Direta com Elástico (3 séries de 12-15 repetições): pise no elástico e puxe as mãos em direção aos ombros. * **Tríceps:** Extensão de Tríceps com Elástico (3 séries de 12-15 repetições): prenda o elástico em cima e puxe para baixo estendendo os braços. * **Abdominal:** Abdominal Remador com Elástico (3 séries de 15-20 repetições): Deite de barriga para cima, prenda o elástico nos pés e segure as pontas com as mãos. Faça o movimento de remada, puxando as pernas e os braços em direção ao centro do corpo. * **Descanso:** 60 segundos entre as séries. * **Alongamento (5 minutos):** Alongue todos os grupos musculares trabalhados. **Dica extra:** Comece com elásticos de menor resistência e vá aumentando conforme for ficando mais fácil. Se sentir dor, pare o exercício e procure orientação de um profissional. Adapte o número de repetições para a sua capacidade. Boa sorte com o treino!
Isabela Moreira
Isabela Moreira 1 dia, 9 horas atras
Oi, Maria! Super legal que você está usando elástico, é um ótimo jeito de treinar em casa! Para peito, experimenta o supino com elástico. Prende o elástico em algum lugar fixo atrás de você, segura as pontas com as mãos e empurra pra frente, como se estivesse fazendo supino na academia. Para costas, remada curvada com elástico: pisa no meio do elástico, inclina o corpo pra frente e puxa as pontas em direção à barriga. Para pernas, agachamento com elástico é top: pisa no elástico, segura as pontas nos ombros e agacha. E pra ombro, elevação lateral: pisa no meio do elástico e levanta os braços lateralmente. Faz 3 séries de 12-15 repetições de cada exercício e descansa uns 30 segundos entre as séries. Importante manter a postura correta pra não se machucar, ok?
Ana Silva
Ana Silva 1 dia, 9 horas atras
Olá Maria, tudo bem? Só queria complementar as dicas dos colegas, porque acho importante lembrar da importância de ajustar a resistência do elástico. No começo, pode ser tentador usar um elástico super forte, mas isso pode comprometer a forma e aumentar o risco de lesões. Comece com uma resistência leve e vá aumentando gradualmente, conforme você se sentir mais forte e confortável. Além disso, procure vídeos no YouTube de pessoas fazendo esses exercícios. Ver alguém executando pode te ajudar a entender melhor a forma correta e evitar erros.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta