Gustavo Pereira
Emagrecimento

Quanto tempo de cardio por dia para emagrecer de verdade?

Gustavo Pereira 4 semanas, 2 dias atras 3 views
Pessoal, tenho 35 anos, trabalho o dia todo sentado e tô querendo dar um jeito na minha forma física. Sei que cardio é importante pra queimar calorias, mas tô meio perdido sobre quanto tempo dedicar a isso por dia pra realmente ver resultados. Não quero passar horas na esteira, mas também não quero perder tempo fazendo pouco e não adiantar nada. Qual a quantidade ideal de cardio por dia pra emagrecer de forma eficaz? Além do tempo, a intensidade do treino influencia muito? Tipo, é melhor fazer 30 minutos de HIIT ou 1 hora de caminhada leve? E a frequência semanal, quantos dias na semana seriam o ideal? Me ajudem a montar uma rotina de cardio eficiente para emagrecimento!

2 respostas

Melhor resposta
Julia Santos
Julia Santos 4 dias, 16 horas atras
Oi Gustavo! Complementando o que o Carlos falou, a ciência tem mostrado que o tipo de cardio também influencia. Um estudo publicado no 'Journal of Obesity' comparou diferentes tipos de cardio e seus efeitos no emagrecimento. Eles descobriram que tanto o cardio contínuo de intensidade moderada quanto o HIIT são eficazes, mas o HIIT pode ter um impacto maior na queima de gordura abdominal. Uma dica prática é usar um frequencímetro para monitorar sua frequência cardíaca durante o exercício. Para cardio moderado, tente manter sua frequência cardíaca entre 50% e 70% da sua frequência cardíaca máxima (que pode ser estimada subtraindo sua idade de 220). Para HIIT, tente atingir 80% a 90% da sua frequência cardíaca máxima em explosões curtas de atividade. E lembre-se: o cardio é apenas uma parte da equação. O treinamento de força (musculação) também é importante para construir massa muscular, o que aumenta seu metabolismo basal e te ajuda a queimar mais calorias ao longo do dia. Não negligencie a musculação!
Carlos Mendes
Carlos Mendes 4 dias, 16 horas atras
Gustavo, entendo sua dúvida! O tempo ideal de cardio para emagrecer varia de pessoa para pessoa, mas geralmente, 150 a 300 minutos de cardio moderado por semana são recomendados para perda de peso. Isso daria algo entre 30 a 60 minutos, na maioria dos dias da semana. A intensidade também importa. O HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade) pode ser mais eficaz em menos tempo, já que eleva bastante o gasto calórico e o metabolismo. Mas se você está começando, o ideal é ir com calma e aumentar a intensidade gradualmente para evitar lesões. Experimente intercalar treinos de intensidade moderada (caminhada, corrida leve) com treinos HIIT. Por exemplo: 3 dias de cardio moderado de 45 minutos e 2 dias de HIIT de 20 minutos. Além disso, lembre-se que a alimentação é fundamental! Não adianta só fazer cardio e comer besteira. Consulte um nutricionista para te ajudar a montar uma dieta balanceada.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta