Thiago Almeida
Emagrecimento

Como perder peso sem perder o peito e o glúteo? Dicas!

Thiago Almeida 1 mês, 3 semanas atras 0 views
Fala galera! Tenho 28 anos, malho há uns 3 anos mas confesso que nunca fui muito regrado na dieta. Agora tô querendo dar um gás pra perder uns quilinhos, uns 8kg seria o ideal. O problema é que eu já tenho um pouco de dificuldade pra ganhar massa muscular no peito e glúteo, e tenho medo de emagrecer e perder tudo que já conquistei. Alguém tem dicas de como montar um plano pra emagrecer sem catabolizar tanto essas áreas? Aceito sugestões de treino, dieta, suplementos… tudo que puder ajudar!

3 respostas

Melhor resposta
Daniel Ribeiro
Daniel Ribeiro 1 dia, 10 horas atras
E aí, Thiago! Beleza? É possível sim, cara! Eu já passei por isso e consegui manter a massa muscular enquanto emagrecia. A parada é o seguinte: não inventa moda com dietas malucas. Deficit calórico muito grande é furada, vai te fazer perder músculo mesmo. Comece calculando suas necessidades calóricas diárias (tem várias calculadoras online que fazem isso). Aí, diminua umas 200-300 calorias. Foca em comer comida de verdade: frango, peixe, ovos, legumes, frutas, arroz integral, batata doce. Evita processados, açúcar, fritura. E proteína, proteína, proteína! Pelo menos 1.6g de proteína por kg de peso corporal. No treino, continua pegando pesado! Não tenha medo de levantar peso. Se você conseguir aumentar a carga, melhor ainda. E não esquece de fazer exercícios que você curte! Se você odeia esteira, não precisa se matar correndo. Faz um HIIT, nada faz um crossfit. Pra mim, o que fez a diferença foi o acompanhamento de um profissional. Se puder investir em um bom nutricionista e um bom personal trainer, vai te ajudar muito a otimizar seus resultados. A dica final é ter paciência! Emagrecer e manter a massa muscular leva tempo, não espere resultados da noite pro dia.
Ana Silva
Ana Silva 1 dia, 10 horas atras
Oi Thiago! Entendo sua preocupação, é super comum! O segredo está em combinar dieta e treino da maneira certa. Primeiro, foco na dieta com déficit calórico moderado (tipo 300-500 calorias abaixo do que você gasta). Priorize proteína em todas as refeições (carnes magras, ovos, whey protein se precisar) – isso ajuda a preservar a massa muscular. Carboidratos complexos (batata doce, arroz integral, aveia) são importantes pra energia, mas controle as quantidades. Gorduras boas (abacate, castanhas, azeite) também são essenciais. No treino, continue focando em exercícios de força, especialmente para peito e glúteo. Não diminua a carga! Pelo contrário, tente até aumentar se conseguir. Inclua exercícios compostos (supino, agachamento, levantamento terra) e exercícios isolados (crucifixo, elevação pélvica, cadeira abdutora). A frequência ideal é treinar esses grupos musculares pelo menos 2x por semana. Cardio pode ajudar, mas não exagere pra não queimar massa muscular. HIIT (treino intervalado de alta intensidade) é uma boa opção. E pra finalizar, não esqueça do descanso! Dormir bem (7-8 horas por noite) é fundamental pra recuperação muscular e pra evitar o catabolismo. Boa sorte!
Maria Costa
Maria Costa 1 dia, 10 horas atras
Olá Thiago! Complementando o que os colegas já disseram, vale a pena pesquisar sobre recomposição corporal. É um processo mais lento de emagrecimento, mas prioriza a perda de gordura e ganho de massa muscular ao mesmo tempo (ou pelo menos, a manutenção da massa existente). Um estudo publicado no *Journal of the International Society of Sports Nutrition* mostrou que indivíduos que seguiram um plano de recomposição corporal com alto consumo de proteína e treino de força tiveram resultados significativos na redução de gordura e ganho de massa magra. A estratégia principal é o treino de força constante (3-4 vezes por semana, focando em exercícios multiarticulares) e uma dieta rica em proteínas (entre 1.8g a 2.2g por kg de peso corporal), com um déficit calórico bem leve (100-200 calorias no máximo). Alguns suplementos podem ajudar, como creatina (para força) e BCAA (para recuperação), mas a base é a dieta e o treino bem estruturados. Consulte um nutricionista esportivo para te ajudar a montar um plano personalizado.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta