Rafael Souza
Emagrecimento

Qual o melhor horário para fazer cardio e emagrecer mais?

Rafael Souza 3 semanas, 1 dia atras 1 views
Olá pessoal! Tenho 32 anos, trabalho o dia todo sentado e estou tentando encaixar uma rotina de exercícios para perder uns quilinhos e melhorar a saúde. Principalmente, quero me livrar daquela gordurinha abdominal que me incomoda bastante. Ouvi dizer que o horário do cardio influencia na queima de gordura. Alguém sabe qual o melhor horário para fazer cardio e potencializar o emagrecimento? Será que fazer em jejum funciona mesmo? Agradeço qualquer ajuda e dicas!

4 respostas

Melhor resposta
Camila Rodrigues
Camila Rodrigues 1 semana atras
Rafael, sua pergunta é excelente! E a resposta mais completa envolve alguns fatores. O melhor horário para fazer cardio e emagrecer depende da sua fisiologia e rotina, mas podemos otimizar para melhores resultados. **Explicação:** Estudos mostram que o corpo queima mais gordura durante o exercício quando os níveis de glicogênio (energia armazenada) estão baixos. Isso geralmente ocorre pela manhã, após o jejum noturno. No entanto, essa queima de gordura aumentada não necessariamente se traduz em maior perda de peso a longo prazo se você compensar comendo mais depois. **Passos Práticos:** 1. **Experimente o cardio em jejum (com cautela):** Se você escolher essa opção, comece com sessões curtas e de baixa intensidade (20-30 minutos de caminhada leve) para ver como seu corpo reage. Beba água antes e durante o exercício. 2. **Monitore seus níveis de energia:** Se sentir tontura, fraqueza ou náusea, interrompa o exercício e coma algo leve. 3. **Considere o cardio após o treino de força:** Fazer cardio após o treino de força pode ser benéfico, pois seus estoques de glicogênio já estarão parcialmente esgotados, o que pode levar a uma maior queima de gordura. 4. **O mais importante: A consistência!** Encontre um horário que se encaixe na sua rotina e que você possa manter a longo prazo. Se você odeia acordar cedo, não force o cardio matinal! **Dica final:** Não se prenda apenas ao horário. Varie os tipos de cardio (HIIT, caminhada, corrida, bicicleta) e ajuste a intensidade para desafiar seu corpo e evitar o platô. Lembre-se que a alimentação é crucial. Consulte um nutricionista para criar um plano alimentar adequado aos seus objetivos.
Leticia Martins
Leticia Martins 1 semana atras
Rafael, entendo sua dúvida! Essa é uma pergunta bem comum. A verdade é que o 'melhor' horário para o cardio é aquele que você consegue encaixar na sua rotina e manter a consistência. Não adianta escolher o horário 'ideal' se você não conseguir praticar regularmente. Dito isso, algumas pessoas relatam melhores resultados com o cardio em jejum, pela manhã. A teoria é que, com os estoques de glicogênio baixos, o corpo queimaria mais gordura. Mas, pra mim, o mais importante é você se sentir bem e não passar mal. Se optar pelo jejum, comece leve e observe como seu corpo reage. Outra opção é fazer o cardio no final do dia, depois do trabalho, para aliviar o estresse e relaxar.
Thiago Almeida
Thiago Almeida 1 semana atras
Fala Rafael! Olha, a Letícia já deu um bom panorama. Eu vou adicionar uma perspectiva diferente. A ciência mostra que o gasto calórico total é o que mais importa para o emagrecimento. Ou seja, o horário do cardio é menos relevante do que a intensidade e a duração. Se você conseguir fazer um cardio de alta intensidade por 30 minutos, ele provavelmente será mais eficaz do que um cardio leve de uma hora, independentemente do horário. Além disso, o horário em que você se alimenta também pode influenciar. Se você come carboidratos antes do cardio, terá mais energia para treinar com intensidade, o que pode levar a um maior gasto calórico total. Experimente horários e intensidades diferentes e veja o que funciona melhor para você. Lembre-se de consultar um profissional de educação física para te orientar.
Bruna Nascimento
Bruna Nascimento 1 semana atras
Oi Rafael! Concordo com o pessoal, a consistência é chave. Mas, na minha experiência, o cardio em jejum não funcionou muito bem pra mim. Me sentia fraca e sem energia. Comecei a fazer cardio depois do almoço, cerca de 1 hora depois, e senti uma diferença enorme! Tinha mais disposição e consegui aumentar a intensidade dos treinos. Acho que vale a pena você testar horários diferentes e ver como seu corpo responde. Ah, e não se esqueça de ajustar a alimentação para otimizar seus resultados. Uma dieta equilibrada é fundamental para o emagrecimento.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta