Daniel Ribeiro
Emagrecimento

Qual o melhor horário para fazer cardio e emagrecer mais rápido?

Daniel Ribeiro 1 mês, 1 semana atras 0 views
Pessoal, tenho 35 anos, trabalho o dia todo sentado e estou tentando encaixar exercícios na minha rotina para perder uns quilinhos. Meu objetivo principal é emagrecer, principalmente a gordura abdominal. Já faço musculação 3 vezes por semana, mas queria adicionar cardio para turbinar a queima de gordura. Minha dúvida é: qual o melhor horário para fazer cardio para quem quer emagrecer? De manhã em jejum, depois do treino de musculação, ou à noite? Será que o horário realmente faz tanta diferença assim? Se puderem me dar umas dicas baseadas na experiência de vocês, agradeço! Me ajudem a otimizar meus treinos e alcançar meus objetivos mais rápido.

2 respostas

Melhor resposta
Isabela Moreira
Isabela Moreira 2 dias, 11 horas atras
Daniel, sua pergunta é ótima! A Ana já deu umas dicas boas, mas vou complementar com algumas informações baseadas em estudos. A verdade é que não existe um horário mágico que vai te fazer emagrecer mais da noite para o dia. O que realmente importa é o balanço energético negativo, ou seja, gastar mais calorias do que você consome. Dito isso, alguns estudos sugerem que o cardio em jejum pode aumentar a oxidação de gordura durante o exercício, mas isso não necessariamente se traduz em maior perda de peso a longo prazo. **Aqui vão algumas dicas práticas:** * **Experimente horários diferentes:** Teste fazer cardio de manhã em jejum, depois da musculação e em outros horários para ver o que funciona melhor para você em termos de energia, disposição e sono. * **Varie os tipos de cardio:** HIIT (treino intervalado de alta intensidade) pode ser mais eficiente para queimar calorias em menos tempo do que o cardio de baixa intensidade. Combine os dois! * **Monitore seus resultados:** Acompanhe seu peso, medidas e níveis de energia para ver o que está funcionando e faça ajustes na sua rotina conforme necessário. * **Priorize o sono:** Dormir bem é fundamental para o emagrecimento, então, evite fazer cardio muito perto da hora de dormir se isso te atrapalha. **Dica final:** Não se prenda a um horário específico. O mais importante é encontrar um horário que você consiga manter a consistência e que te dê prazer. O exercício deve ser algo que você gosta, e não uma obrigação! E, claro, procure um profissional de educação física para te orientar e montar um treino personalizado.
Ana Silva
Ana Silva 2 dias, 11 horas atras
Oi, Daniel! Entendo sua dúvida, é super comum. Olha, o 'melhor' horário é muito individual, mas algumas coisas podem ajudar. Fazer cardio em jejum (logo que acorda) pode, sim, aumentar a queima de gordura porque seu corpo está com os estoques de glicogênio mais baixos e, teoricamente, usaria mais gordura como fonte de energia. Mas, isso não significa que você vai emagrecer mais no geral. O importante é o déficit calórico no final do dia. Eu, particularmente, prefiro fazer cardio depois do treino de musculação. Sinto que já dei um 'susto' no corpo com o treino de força e, aí, o cardio entra como um complemento para queimar mais calorias. Além disso, fazer cardio à noite pode atrapalhar o sono de algumas pessoas, então, observe como seu corpo reage. O mais importante é encontrar um horário que você consiga manter a frequência, sem virar um sacrifício. Lembre-se: consistência é a chave!

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta