Emagrecimento
Corrida ou caminhada: Qual emagrece mais rápido no dia a dia?
Bruna Nascimento
1 mês, 1 semana atras
3 views
Oi, pessoal! Tenho 32 anos, trabalho sentada o dia todo e estou querendo mudar meus hábitos para emagrecer e ter mais energia. A academia não me atrai muito, então pensei em começar a me exercitar ao ar livre. A dúvida é: para quem quer perder peso, é melhor investir na corrida ou na caminhada? Qual dessas atividades queima mais calorias no dia a dia, considerando que eu consigo dedicar uns 30-40 minutos por dia? Quais os benefícios e desvantagens de cada uma pra uma pessoa sedentária como eu? Agradeço qualquer ajuda!
2 respostas
Melhor resposta
Rafael Souza
3 semanas, 3 dias atras
Bruna, as duas opções são válidas, mas o que realmente vai fazer a diferença é o déficit calórico. Ou seja, gastar mais calorias do que você consome. A corrida é mais eficiente nesse sentido, porque eleva mais os batimentos cardíacos e exige mais do corpo.
Para ter uma ideia, uma pessoa de 70kg pode queimar cerca de 300 calorias em 30 minutos de caminhada moderada, enquanto na corrida pode queimar até 500 calorias no mesmo período. Mas, como a Amanda falou, comece devagar para evitar lesões. Uma estratégia boa é fazer o treino HIIT (High Intensity Interval Training) com caminhada e corrida. Por exemplo: 5 minutos de caminhada leve para aquecer, depois 1 minuto de corrida intensa seguido de 2 minutos de caminhada para recuperar o fôlego. Repita isso por 20 minutos e finalize com 5 minutos de caminhada leve para esfriar.
Além disso, a alimentação é fundamental. Não adianta se matar na esteira e depois comer um monte de besteira. Procure um nutricionista para te ajudar a montar um plano alimentar adequado para seus objetivos. Para complementar, beba bastante água ao longo do dia e tente dormir bem. O sono é crucial para a recuperação muscular e para o bom funcionamento do metabolismo. Dica extra: use um aplicativo para monitorar seus treinos e registrar seu progresso. Isso te dará mais motivação para continuar!
Amanda Gomes
3 semanas, 3 dias atras
Oi, Bruna! Ótima iniciativa! Tanto a caminhada quanto a corrida são excelentes para quem está começando. A diferença principal é a intensidade. A corrida, por ser mais intensa, geralmente queima mais calorias em menos tempo. Mas, para quem está sedentário, começar correndo pode ser difícil e aumentar o risco de lesões.
A caminhada é mais suave e permite que você se acostume gradualmente com a atividade física. Você pode começar caminhando e, aos poucos, intercalar com pequenos trotes. O importante é manter a consistência e adaptar o exercício ao seu ritmo. Se você está pensando em algo sustentável a longo prazo, comece com caminhadas e foque em aumentar a duração e a intensidade gradualmente, até conseguir correr por períodos maiores sem desconforto.
Perguntas relacionadas
Treinar em jejum queima mais gordura mesmo ou é mito?
2 respostasComo perder essa gordurinha chata das costas? Alguma dica?
4 respostasAbdominal perde barriga? Funciona ou é mito? Dúvida cruel!
3 respostasComo eliminar gordura localizada nas costas de vez? Dicas!
4 respostasSauna e cinta térmica emagrecem? É verdade ou ilusão?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta